«

»

maio
08

A Grande Rainha de Efon

A GRANDE RAINHA DE EFON

Em uma das últimas levas legalizadas de escravos africanos ao Brasil, antes da aprovação da lei Eusébio de Queirós, vieram aqueles trazidos do reino de Ekiti Efon (na Nigéria). Entre eles a jovem princesa Adebolu e o babalawò conhecido como Babá Erufá Ti Osún Tadè.
Já em terras brasileiras, foram vendidos no mercado de Salvador, Bahia de Todos os Santo, adquirindo os nomes de Maria Bernarda da Paixão (Maria Violão) e José Firmino dos Santos (Tio Firmo).
Muito articulado e sacerdote de Ifá iniciado na África, Tio Firmo se fez conhecer por toda cidade de Salvador entre irmandades de negros e grupos abolicionistas. Após aproximadamente dez anos de cativeiro conseguiu sua alforria e de sua protegida, a princesa de Ekiti.
Uma vez libertos começaram a frequentar o Ilè Asé Opò Afonjá (Nação Ketu), mas a princesa havia sido feita na África para o orisá Oloroke e surgiu a necessidade de iniciar uma nova nação para que ela pudesse cumprir seus preceitos na tradição do distante reino. Sendo assim, por volta de 1860 é fundada a primeira casa de Nação Efon na atual Rua Antonio Costa (antiga travessa de Oloke) nº 12, no Engenho Velho de Brotas, Salvador, Bahia.
Após a “passagem” de Tio Firmo em 1905, a princesa e matriarca assume seu lugar como yalorisá da última nação de candomblé à ser criada no Brasil (Efon). E essa verdadeira rainha ocupa a cadeira da Casa de Oloroke até sua “passagem” em 1936.
Atualmente (2014) a casa matriz do Asé Oloroke encontra-se abandonada e em ruínas. Mas existe o Asé Pantanal, fundado por Cristovão Lopes dos Anjos (asogun da princesa em Salvador), em Duque de Caxias (RJ) que mantém a tradição da Nação Efon, assim como tantos outros Ilè Asés que surgiram para honrar a história desse Candomblé.

Assim vi e ouvi. Assim aprendi com meus mais velhos.
Awurè à tod@s!

Nenhum comentário ainda

4 menções

  1. helder.fernandes disse:

    perdoe a minha falta de informação, mas axogum é um Ogã?

    1. Iran disse:

      Àwuré meu irmão.

      Asogun é cargo de Ogan.
      Veja essa explicação do vídeo abaixo sobre o Efon e saberás o porquê de Seu Cristóvão ter iniciado outras pessoas, mesmo sendo Ogan.
      Lembrando que isso é uma particularidade do Ase Efon, mas que não é comum nos dias de hoje.

      https://www.youtube.com/watch?v=_B48yYRRPQ4&t=848s

    2. joao carlos soares disse:

      Não. Axogum até aonde eu sei ele tem mão de faca, é um homem geralmente de Ogum, mas não é regra, ele é que tem o cargo de realizar cortes para as feituras da casa.
      Espero ter ajudado

  2. Lis disse:

    sim, porem segundo eu aprendi, no Efon, se a pessoa for designada para ser herdeiro de um ilê Asè , mesmo sendo ogã, porem ao seu lado terá sempre algum rodante para para ser mãe ou pai dos iniciados rodantes. Nesse caso o ogã ocupara a cadeira de chefe de terreiro. Essa polêmica do pode ou não no Efon não existe. Tem um vídeo com uma entrevista com a atual chefe de terreiro do axé Pantanal que explica bem como isso funciona, e foi bem esclarecedor a respeito de como funcionou no caso do patriarca do Asè Pantanal.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services