«

»

Exposição Fotográfica

O referido projeto desenvolvido pelo Centro de Cultura Afro-Brasileira Ilê Axé Opô Omidewá levou à Nigéria a Mestra Griot Lúcia Oliveira juntamente com a Professora Doutora Marília de Franceschi Neto Domingos (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira). As duas pesquisadoras desenvolveram diversas excursões exploratórias em centros de cultura espalhados pela Nigéria. A exposição “Quando a cultura afro-brasileira se encontra com a África através do olhar de uma Iyalorixá: Festival Anual de Oxum” apresenta parte do registro fotográfico que as supracitadas pesquisadoras realizaram no mês de agosto de 2014 em visita à Nigéria, terra dos ancestrais africanos e lugar de onde é originário o Culto aos Orixás, difundido no Brasil através das religiões de matrizes africanas, notadamente o candomblé de origem Iorubá.

As imagens retratam a floresta de Oxum, na cidade de Osogbó e o festival anual dedicado a esse Orixá; a emoção das descobertas; as diferenças e semelhanças no culto praticado em África e no Brasil; o encantamento com as águas do rio Oxum; o (re) encontro com a tradição mística Iorubá e a descoberta das formas diferenciadas de reverenciar e de vivenciar a religião ancestral, o papel ocupado pelas mulheres no culto aos orixás são alguns dos momentos que marcaram o olhar das fotógrafas. Drª. Marília assinala: “Apesar de difíceis de registrar na sua plenitude, deixaram lembranças na alma, inesquecíveis”.

A exposição apresenta uma parcela dessas lembranças e do olhar feminino que as câmeras fotográficas dessas pesquisadoras registraram.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services