Arquivo por mês: agosto 2012

COMO O ETU ADQUIRIU IMPORTÂNCIA NO CULTO AO SER ABENÇOADO POR OBATALÁ

395603_138977432890238_592839327_n

Naquele tempo a galinha d’angola era inteiramente preta e vivia só e infeliz dentro da mata. Para resolver seus problemas de solidão, foi consultar o adivinho de Obatalá para que lhe indicasse um ebó que lhe permitisse conseguir uma companheira como todos os demais bichos possuíam. Chegando à casa do adivinho, o pobre animal não …

Continue lendo »

INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA PELE DÓI. E SE FOSSE COM VOCÊ?

intolerancia-religiosa

NÃO IMPORTA SUA RAÇA, CRENÇA, COR OU ESCOLARIDADE… O RESPEITO AO PRÓXIMO É UMA COISA QUE NÃO SE APRENDE, SE TEM COMO PARTE DO NOSSO CARÁTER, PESSOAS MÁS SAO MÁS EM QUALQUER SITUAÇAO, NÃO IMPORTA SE SÃO IGNORANTES, SE NÃO RESPEITAM A NATUREZA OU AS ENTIDADES QUE ALI A PROTEGEM, MAS A DESRESPEITAR O PROPRIO …

Continue lendo »

Itàn sobre Iemanjá

iemoja

… Yemonja desolada   Conta-se no Brasil que Osóssi era o irmão mais jovem de Ogun e Esu, todos três filhos de Yemonjá. Esu, por ser indisciplinado, foi por ela mandado embora. Ogun trabalhava no campo e Osóssi caçava nas florestas vizinhas. A casa encontrava-se, assim, abastecida de produtos agrícolas e caça. No entanto, um …

Continue lendo »

Itàn sobre Oxossi

OXÓSSI

  … ele não morreu   Diz uma das lendas que certo dia Osóssi chegou a sua aldeia, quase arriando pelo peso da capanga, das cabaças vazias e pelo cansaço de rastrear a caça rara. Osún,  sua mulher e mãe de seu filho, olhou para ele e pensou: só caçou desgraça”. Pois a desgraça para …

Continue lendo »

Você já ouviu falar em Orunmilá?

4018orunmila

Òrúnmìlà é considerado irmão de Olórun, antes de ser chamado de Òrúnmilá, a grande Divindade do Destino era chamada de Ela, a denominação Òrúnmìlà, advém de “Olórun Mo Ela”, ou seja, “Olórun reconhece Ela”. Abaixo, transcrevemos uma história que fala sobre o assunto: “Ela era o irmão menor de Olórun, o Deus do céu, que …

Continue lendo »

REIVINDICANDO OS DIREITOS II

290636_514827681867359_1623652321_o

Matéria do Jornal Diário de Pernambuco de 22 de agosto de 2012, no editorial, sobre o seminário “O Povo de Terreiro Discute Absurdos da Intolerância Religiosa”.

REIVINDICANDO OS DIREITOS

621546_514826911867436_1490892324_o

Matéria do Jornal Folha de Pernambuco de 22 de agosto de 2012 no caderno Grande Recife, 1° página, sobre o seminário “O Povo de Terreiro Discute Absurdos da Intolerância Religiosa”.

Aiye e Orum: os níveis de existência

essa2

Segundo diversos mitos, em épocas remotas, o aiye e o orum não estavam separados. A existência não se desdobrava em dois níveis, e os habitantes dos dois mundos podiam passar livremente de um espaço para outro. Foi devido a uma falta, à violação de uma interdição que os dois níveis se separaram, impedindo os homens …

Continue lendo »

Seminário O Povo de Terreiro Discute Absurdos da Intolerância Religiosa em Pernambuco

Cartaz Seminário Intolerância Religiosa Palácio de Iemanjá dia 21 de agosto de 2012 - Correto

A partir de uma convocação do Quilombo Cultural Malunguinho, foi criada a Comissão de Acompanhamento Contra a Intolerância Religiosa de Pernambuco, composta por diversas instituições e terreiros comprometidos com a garantia da cidadania plena das comunidades tradicionais das religiões de matrizes africanas e indígenas. Com o pensamento de combater, discutir e propor soluções contra a …

Continue lendo »

ERINLÉ

Oxossi2

Erinlé (Erínlè) é uma divindade Yorubá cujo culto se localiza junto do rio com o seu nome, um afluente do rio Osùn (Oxum) que atravessa Ìlobùú, uma cidade do sul da Nigéria Ocidental, Ogbomoxo e Oxogbo, centro de comércio de produtos agrícolas como inhame, milho, mandioca, óleo de dendê, abóbora, feijão e quiabo. Caçador, pescador …

Continue lendo »

Posts mais antigos «

seo services