Ogum lutava sem cessar contra os reinos vizinhos. Ele trazia sempre um rico espólio em suas expedições, além de numerosos escravos. Todos estes bens conquistados, ele entregava a Odúduá, seu pai, rei de Ifé. Ogum continuou suas guerras. Durante uma delas, ele tomou Irê e matou o rei, Onirê e o substituiu pelo próprio filho, …
Arquivo por mês: abril 2013
abr
13
Ìyá Olóòkun Seniade – primeira esposa de Oduduwa
Ìyá Olóòkun Seniade é a primeira esposa de Oduduwa. Com ela teve dois filhos Ogún e Isedéle. Ìyá Olóòkun Seniade é conhecida por ser mãe e dona do mar.[3]Senhora da riqueza, prosperidade assim como o próprio mar. Omonide também foi esposa de Oduduwa. Com ela Oduduwa teve vários filhos e um dos destaques são Alákétu …
abr
11
João Pessoa ganha Ponto de Leitura Afro
Ilê Axé Omidewá lança Ponto de Leitura Ancestralidade Africana no Brasil, visando preservar e dar maior visibilidade aos saberes históricos e ao patrimônio cultural que subsiste na memória dos povos e comunidades tradicionais. O Centro de Cultura Afro-Brasileiro Ilê Axé Omidewá, em João Pessoa, Paraíba, ganhou um Ponto de Leitura do programa Pontos de Leitura …
abr
10
A importância da procriação dentro de um Asé
Verificamos, ainda nos dias de hoje, um certo desdém e subjugo dos líderes sacerdotais para com os seus filhos espirituais, ou até mesmo com os dos outros, os quais são denominados ou classificados, por Ìyawó. O fato é que alguns pontos precisam ser esclarecidos e refletidos para que haja, diante de entendimentos, uma valorização da cultura …
abr
02
Ìyamí Òsorongá – A Temível força da Feminilidade
“Quando se pronuncia o nome de Yiá Mi Oxorongá, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível Orixá, a quem se deve apreço e acatamento”. Iyà Mi Oxorongá é a grande representação do Poder Feminino no Awó (Culto) Africano, e, por herança do Candomblé afro-brasileiro. Encontra o …