Arquivo por mês: abril 2011

Salve Ogum!

Fiel reverencia imagem de São Jorge durante festa de Ogum em terreiro de Umbanda de João Pessoa (Foto: Felipe Gesteira)

Dia 23 de abril é comemorado por vários segmentos de religiões afro-brasileiras como Dia de Ogum. Participando das comemorações, segue parte de uma matéria publicada na revista Cult.Pb, e logo abaixo, um clipe da música “Ogum”, onde Zeca Pagodinho e Jorge BenJor homenageiam o santo protetor. Salve Jorge por Felipe Gesteira Minha espada é de …

Continue lendo »

Projeto do Parque Cuiá será discutido com população na 2ª

cuiasite

O projeto do Parque Natural Municipal do Cuiá, elaborado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e Secretaria de Planejamento (Seplan), será apresentado e discutido com a população, nesta segunda-feira (25), às 18h30, em audiência pública, no Ginásio Poliesportivo Odilon Ribeiro Coutinho, no Valentina II. A área, remanescente da …

Continue lendo »

Governador visita aldeia e anuncia ações em benefício do povo indígena

Governador participa de dança com os índios em Itabaiana (Zé Marques/Secom-PB)

O governador Ricardo Coutinho visitou nesta terça-feira, 19, a aldeia São Francisco, na Baía da Triação, e participou dos festejos alusivos ao 19 de abril, Dia do Índio. Ricardo foi o primeiro governador a visitar a aldeia nesta data e participar de rituais em memória dos guerreiros potiguaras. Logo na chegada à aldeia, o governador …

Continue lendo »

Por uma infância sem racismo

BANNER_120x200cm_QUEZIA_WEB2

A Unicef lançou uma campanha para combater o racismo na infância (http://www.infanciasemracismo.org.br/). O Ilê Axé Omidewá participa ativamente dessa luta, que deve ser de todo o povo brasileiro. Participe você também! Veja abaixo como divulgar: Twitter: Participe deste debate e  acompanhe a campanha por meio do perfil do UNICEF no Brasil: @unicefbrasil ou de #infanciasemracismo Facebook: …

Continue lendo »

A importância do alimento na religião afro-brasileira, fonte de vida e fé

maelucia_foto_felipegesteira_13

Dividir o alimento com os deuses é prática comum em inúmeras culturas, bem como convidá-los para comer conosco. Em muitas civilizações antigas, os rituais visavam ofertar parte da colheita às suas divindades, de forma litúrgica o alimento tornava-se sagrado. Assim também é no candomblé. A comida é fundamental, pois é fonte de vida e saúde, …

Continue lendo »

seo services