Nanã Buruku é uma velhíssima divindade das águas, vinda de muito longe e há muito tempo. Ogum é um poderoso chefe guerreiro que anda, sempre, à frente dos outros Imalés. Eles vão, um dia, a uma reunião. É a reunião dos duzentos Imalés da direita e dos quatrocentos Imalés da esquerda. Eles discutem sobre seus …
Arquivo por mês: fevereiro 2013
fev
28
OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE X
NONA REUNIÃO A mãe dos peixes leva para seu reino os filhos homens Na nona reunião foram narradas dezesseis historias, mas a que mereceu aplausos incontidos foi a contada por Ossá. A historia falava de Iemanjá, que era casada com o rei Oquerê. Eles viviam bem, cumprindo os acordos matrimoniais, mas um dia cada um falou mais do que …
fev
27
O Culto de Egungun
O culto nasceu da independência de Oyá do poder dos homens. As façanhas que dão a ela o domínio dos ancestrais são muitas, mas a mais conhecida é a de que o próprio Rei da Terra lhe deu esse poder. Oyá morou com Odé, com quem aprendeu a caçar. Com Oxaguiã aprendeu a usar a …
fev
27
Por que não comer caranguejo?
Este itan nos remete a importancia de não trairmos as divindades, não jurar em vão, não falsear com as palavras. Devemos ser corretos e transparentes em nossas atitudes. Você que ainda não se iniciou e pretende se iniciar saiba que iniciar para o òrìsá é re-iniciar, é cuidar de suas maneiras é ganhar uma nova …
fev
27
OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE IX
OITAVA REUNIÃO O inventor do pilão destrói palácios Na oitava reunião contou o príncipe do destino Ejiobê que havia um rei guerreiro de nome Ajagunã. Como ele gostava muito de purê de inhame pilado, ficou mais conhecido pelo nome Oxaguiã, que na língua de seu povo africano quer dizer Papa-Purê-de-Inhame, ou orixá que come inhame pilado, para que a pasta de inhame, sua comida predileta, fosse preparada com …
fev
27
22 de Março – Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Um dia internacional para celebrar a água foi recomendado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia das …
fev
26
O nascimento de um Rei
Nanã teve uma criança. Tão negra era sua pele que reluzia na luz do céu, parecia uma pequena pérola nos braços de Nanã. Porém tanta pureza era acometida de uma peste, a varíola. Nanã não suportava ver seu filho naquele estado e o levou para a praia, aonde o deixou na beira do mar e …
fev
26
Apetrecho Ritualístico – Pano da Costa
1º Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás. Sua denominação faz referência à costa africana, mais precisamente a ocidental, local de origem dos muitos …
fev
23
OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE VIII
SÉTIMA REUNIÃO O guerreiro toma o poder das mulheres Hoje quem manda no mundo são os homens e as mulheres tem lutado e continuam lutando muito para conquistar a independência para garantir seus direitos e ter as mesmas oportunidades que os homens. Mas o mundo não foi sempre assim. Na sétima visita dos dezesseis príncipes do destino ao palácio de Ifá, no Céu dos orixás, os príncipes Ejiologbom e Odi relembraram uma …
fev
23
OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE VII
SEXTA REUNIAO O miserável que acabou ficando rico Ninguém era mais pobre que Babatogum, mas também ninguém era mais atrevido do que ele. Quando os príncipes do destino se juntaram na casa de Ifá para seu sexto encontro, contou o príncipe Icá, assistido pelo príncipe Obará, que Babatogum, sem razão aparente, um dia pôs se a andar pela praça da cidade feito um desvairado, falando mal de todas …