Arquivo por mês: fevereiro 2013

Itàn: A disputa entre Ogun e Nanã

ogum nana

Nanã Buruku é uma velhíssima divindade das águas, vinda de muito longe e há muito tempo. Ogum é um poderoso chefe guerreiro que anda, sempre, à frente dos outros Imalés. Eles vão, um dia, a uma reunião. É a reunião dos duzentos Imalés da direita e dos quatrocentos Imalés da esquerda. Eles discutem sobre seus …

Continue lendo »

OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE X

11_iemanja

NONA REUNIÃO A mãe dos peixes leva para seu reino os filhos homens Na  nona reunião foram narradas dezesseis historias, mas a que mereceu aplausos incontidos foi a contada por Ossá. A historia falava de Iemanjá, que era casada com o rei Oquerê. Eles viviam bem, cumprindo os acordos matrimoniais, mas um dia cada um falou mais do que …

Continue lendo »

O Culto de Egungun

Figura1

O culto nasceu da independência de Oyá do poder dos homens. As façanhas que dão a ela o domínio dos ancestrais são muitas, mas a mais conhecida é a de que o próprio Rei da Terra lhe deu esse poder. Oyá morou com Odé, com quem aprendeu a caçar. Com Oxaguiã aprendeu a usar a …

Continue lendo »

Por que não comer caranguejo?

fortaleza_carangueijo

Este itan nos remete a importancia de não trairmos as divindades, não jurar em vão, não falsear com as palavras. Devemos ser corretos e transparentes em nossas atitudes. Você que ainda não se iniciou e pretende se iniciar saiba que iniciar para o òrìsá é re-iniciar, é cuidar de suas maneiras é ganhar uma nova …

Continue lendo »

OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE IX

orixa_oxaguia-feminabahia

OITAVA REUNIÃO O inventor do pilão destrói palácios Na oitava reunião  contou o príncipe do destino Ejiobê que havia um rei guerreiro de nome Ajagunã. Como ele gostava muito de purê de inhame pilado, ficou mais conhecido pelo nome Oxaguiã, que na língua de seu povo africano quer dizer Papa-Purê-de-Inhame, ou orixá que come inhame pilado, para que a pasta de inhame, sua comida predileta, fosse preparada com …

Continue lendo »

22 de Março – Dia Mundial da Água

bghome

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Um dia internacional para celebrar a água foi recomendado na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED). A Assembleia das …

Continue lendo »

O nascimento de um Rei

Apresentação2

Nanã teve uma criança. Tão negra era sua pele que reluzia na luz do céu, parecia uma pequena pérola nos braços de Nanã. Porém tanta pureza era acometida de uma peste, a varíola. Nanã não suportava ver seu filho naquele estado e o levou para a praia, aonde o deixou na beira do mar e …

Continue lendo »

Apetrecho Ritualístico – Pano da Costa

candomble

1º Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás. Sua denominação faz referência à costa africana, mais precisamente a ocidental, local de origem dos muitos …

Continue lendo »

OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE VIII

OgAAAC8AeyWObdU81OVgb3V4c-_MFR6wwrz0jQcnaMeNRvPsB1BtWGfxCVoUxjBpBSRDiTmLzGj9ZEnJIQKGZyFqKbgAm1T1UJxH9Pty6LuyDxoGzV53JPSJZ1N6

SÉTIMA REUNIÃO O guerreiro toma o poder das mulheres Hoje quem manda no mundo são os homens e as mulheres tem lutado e continuam lutando muito para conquistar a independência  para garantir seus direitos e ter as mesmas oportunidades que os homens. Mas o mundo não foi sempre assim. Na sétima visita dos dezesseis príncipes do destino ao palácio de Ifá, no Céu dos orixás, os príncipes Ejiologbom e Odi relembraram uma …

Continue lendo »

OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE VII

ORIX_E~1

SEXTA REUNIAO O miserável que acabou ficando rico Ninguém era mais pobre que Babatogum, mas também ninguém era mais atrevido do que ele. Quando os príncipes do destino se juntaram na casa de Ifá para seu sexto encontro, contou o príncipe Icá, assistido pelo príncipe Obará, que Babatogum, sem razão aparente, um dia pôs se a andar pela praça da cidade feito um desvairado, falando mal de todas …

Continue lendo »

Posts mais antigos «

seo services