Arquivo por mês: março 2013

mar
27

Matriarcalismo

MATRIARCALISMO: Importância e papel da presença da MULHER líder em um Terreiro de Candomblé Para começar meu discurso faço uma indagação: Quem de vocês conhece alguma religião, em especial no Brasil, onde a mulher tenha maior destaque? Após anos de estudos, pesquisa vivências como Ialorixá, cheguei a conclusão que só a nossa: o Candomblé. Ela …

Continue lendo »

mar
15

Lançamentos: Ponto de Leitura e vídeo “O Cuidar nos Terreiros”

É com orgulho que o Ilê Axé Omidewá lança o Ponto de Leitura “Ancestralidade Africana no Brasil”, projeto da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), em parceria com a Secretária da Cidadania e Diversidade Cultural do MinC (SCDC/MinC) e a Secretária de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SEPPIR). Lançará também, através da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras …

Continue lendo »

mar
15

Festa de Oxum – 32 anos

Convidamos a tod@s os filhos, irmãos, familiares, amigos e simpatizantes para a Festa de Oxum, comemoração dos seus 32 anos. Haverá confirmação de Ogan e Ekede. ASÈ!!!

mar
14

Itàn: Oxóssi se torna Orixá

“Oxossi saía de casa para caçar, quando Oxum sua esposa, o lembrou que naquele dia caçador nenhum poderia caçar.  Oxossi sem se importar, saiu com seu arco, mesmo depois de Oxum ter lhe implorado para não ir. Na mata, encontrou uma cobra linda e a matou apesar dela ter falado que ele não devia. A …

Continue lendo »

mar
11

Itàn: Logun Edè é Salvo das Águas

  Logun Edè era filho de Oxóssi com Oxum. Era príncipe do encanto e da magia. Oxóssi e Oxum eram dois Orixás muito vaidosos. Orgulhosos, eles viviam às turras. A vida do casal estava insuportável  resolveram quue era melhor separar. O filho ficaria metade do ano nas matas com Oxóssi e a outra metade com Oxum no rio. Com isso, Logun se tornou uma …

Continue lendo »

mar
06

Somos nós e somos todas…

Somos nós e somos todas… Pensando em nós mulheres e nos Orixás, somos todas Iansã e Obá, pois somos guerreiras e não nos falta determinação para conseguirmos nossas vitórias e alcançarmos nossos objetivos. Quando penso em nós e em nossa natureza maternal, em nossas crianças, quando somos o esteio da família, criamos verdadeiras atmosferas de …

Continue lendo »

mar
04

IGBÁ – A utilização da Cabaça Ritualística

A cabaça é um fruto vegetal com larga utilização no Candomblé. É o fruto da cabaceira. Inteira, é denominada cabaça; cortada, é cuia ou coité; e as maiorias são denominadas cumbucas. Nos ritos do Candomblé, sua utilização é ampla, tomando nomes diferentes de acordo com o seu uso, ou pela forma como é cortada. Os iorubás, …

Continue lendo »

mar
04

RUMBÊ – Educação de Asé

O Rumbê nada mais é do que o conjunto de regras de boa convivência, usadas dentro dos terreiros de candomblé, e sendo assim usa a hierarquia como base para sustentar a ordem. 1º – Iyálorixá / Babálorixá: significado das palavras Iyá do iorubá significa mãe, babá significa pai, ou seja a palavra tradução a famosa …

Continue lendo »

mar
03

Itàn: A criação do Arco-íris

Oxunmare, filho de Nanâ e Oxalá, recebeu de Olorun uma missão muito especial e importante para dar continuidade ao processo de criação e renovação da natureza. Sua tarefa consistia em carregar, dentro de suas cabaças, toda água da Terra de volta para o céu. Era uma tarefa árdua e interminável, pois, nem bem ele enchia …

Continue lendo »

mar
01

Itàn: Exu faz o primeiro Ogã

Uma das lendas diz que o primeiro Alagbe foi Exú. Ele tocava e cantava para os outros Orixás poderem dançar, durante as suas reuniões. Entretanto, o toque de Exu era bem alto e estridente, impossibilitando os outros Orixás de conversarem. Um dia, eles se irritaram com Exú e o mandaram parar de tocar. Algum tempo …

Continue lendo »

Posts mais antigos «

seo services