Conta a lenda que no princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, espaço sagrado dos orixás, e o Aiyê, espaço dos seres vivos. No Aiyê primitivo só existia água. Um dia Olodumaré resolveu recriar o espaço para a humanidade que também criaria. Incumbiu, então, seu filho primogênito, Orixanilá (o nome mais sagrado de Oxalá) …
Arquivo por mês: dezembro 2014
dez
26
dez
26
Jatobá
ÁRVORES DA CAATINGA: JATOBÁ, JATAÍ, JITAÍ Para que serve o jatobá? Serve para cicatrizar feridas e tratar asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, prisão de ventre, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, problemas de próstata, tosse e laringite. Propriedades da jatobá: As propriedades da jatobá inclui sua ação adstringente, …
dez
19
Opará – A Guerreira do Ouro
Conhecendo mais sobre Opará, a guerreira do ouro. Opará é uma jovem guerreira que desde pequena gostava de luta, guerra e batalhas, alguns do reino de Oyó também a chamavam de ” Obirín Ogún ” que significa a mulher guerreira ou somente Guerreira, Opará é filha carnal de Obá a amazona guerreira rainha de Elekô …
dez
15
Aroeira (aroeira-da-praia)
Aroeira: planta medicinal com efeito anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano. Utilizada principalmente em casos de micoses vaginais (candidíase). A aroeira-da-praia está na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. Nomes Nome: aroeira, aroeira-da-praia, aroeira-vermelha, aroeira-mansa, aroeira-pimenteira, poivre-rose Nome binomial: Schinus terebinthifolius Raddi Nome inglês: brazilian pepper tree, aroeira Nome francês: faux-poivrier, aroeira …
dez
10
Orisà Aganjú
Aganjú não é Sangò, mas seu culto é muito ligado ao dele. Vamos conhecer esse Orisà! Aganjú não é qualidade de Sangò, ele tem um culto a parte e tem suas próprias Qualidades/Caminhos. QUALIDADES DE AGANJU: Dizem que cada um destes foi uma encarnação do Orisà, e que Sangò pode ter sido uma destas reencarnações: …
dez
09
Vitimização
Todo comportamento humano é gerado através da concepção de nós e da nossa realidade, porem existem dois pólos distintos me atrevo a dizer bem distintos: nós e aquilo que podemos ser de nós, o que nos cerca, e nossas relações com ás outras pessoas. Portanto nossa postura dependerá de como vamos estabelecer esta relação, entre nós …
dez
08
Quem sou eu?
“Quem sou eu? Eu às vezes não entendo! As pessoas em um jeito De falar de todo mundo Que não deve ser direito. Aí eu fico pensando Que isso não está bem. As pessoas são quem são, Ou são o que elas têm? Eu queria que comigo Fosse tudo diferente. Se alguém pensasse em mim, …
dez
08
Manjericão
PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.Efeito espiritual: limpeza, através …
dez
01
Alecrim
Alecrim: planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas. Nome em português: alecrim, alecrim-comum, rosmarino. Nome binomial: Rosmarini officinalis L. ; Nome inglês: rosemary; Nome francês: Romarin; Nome alemão: Rosmarin; Nome italiano: rosmarino. Família: Lamiaceae (Lamiáceas) Constituintes: Óleos essenciais (cineol, alfa-pinol, cânfora), ácido rosmarínico, ácido carnósico, …
dez
01
Poesia de Clarice Lispector
“Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o …