Arquivo por mês: dezembro 2014

A lenda da criação

image024

Conta a lenda que no princípio dos tempos existiam dois mundos: o Orum, espaço sagrado dos orixás, e o Aiyê, espaço dos seres vivos. No Aiyê primitivo só existia água. Um dia Olodumaré resolveu recriar o espaço para a humanidade que também criaria. Incumbiu, então, seu filho primogênito, Orixanilá (o nome mais sagrado de Oxalá) …

Continue lendo »

Jatobá

jatoba_157

ÁRVORES DA CAATINGA: JATOBÁ, JATAÍ, JITAÍ Para que serve o jatobá? Serve para cicatrizar feridas e tratar asma, blenorragia, cistite, cólicas, vermes, doenças respiratórias, feridas na boca ou no estômago, prisão de ventre, coqueluche, disenteria, má digestão, fraqueza, problemas de próstata, tosse e laringite. Propriedades da jatobá: As propriedades da jatobá inclui sua ação adstringente, …

Continue lendo »

Opará – A Guerreira do Ouro

opara

Conhecendo mais sobre Opará, a guerreira do ouro. Opará é uma jovem guerreira que desde pequena gostava de luta, guerra e batalhas, alguns do reino de Oyó também a chamavam de ” Obirín Ogún ” que significa a mulher guerreira ou somente Guerreira, Opará é filha carnal de Obá a amazona guerreira rainha de Elekô …

Continue lendo »

Aroeira (aroeira-da-praia)

Pimenta Rosa 1

Aroeira: planta medicinal com efeito anti-inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano. Utilizada principalmente em casos de micoses vaginais (candidíase). A aroeira-da-praia está na lista de remédios oferecidos no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil. Nomes Nome: aroeira, aroeira-da-praia, aroeira-vermelha, aroeira-mansa, aroeira-pimenteira, poivre-rose Nome binomial: Schinus terebinthifolius Raddi Nome inglês: brazilian pepper tree, aroeira Nome francês: faux-poivrier, aroeira …

Continue lendo »

Orisà Aganjú

oxe

Aganjú não é Sangò, mas seu culto é muito ligado ao dele. Vamos conhecer esse Orisà! Aganjú não é qualidade de Sangò, ele tem um culto a parte e tem suas próprias Qualidades/Caminhos. QUALIDADES DE AGANJU: Dizem que cada um destes foi uma encarnação do Orisà, e que Sangò pode ter sido uma destas reencarnações: …

Continue lendo »

Vitimização

borboleta

Todo comportamento humano é gerado através da concepção de nós e da nossa realidade, porem existem dois pólos distintos me atrevo a dizer bem distintos: nós e aquilo que podemos ser de nós, o que nos cerca, e nossas relações com ás outras pessoas. Portanto nossa postura dependerá de como vamos estabelecer esta relação, entre nós …

Continue lendo »

Quem sou eu?

sombrapassaro

“Quem sou eu? Eu às vezes não entendo! As pessoas em um jeito De falar de todo mundo Que não deve ser direito. Aí eu fico pensando Que isso não está bem. As pessoas são quem são, Ou são o que elas têm? Eu queria que comigo Fosse tudo diferente. Se alguém pensasse em mim, …

Continue lendo »

Manjericão

msagrado003

PARA QUE SERVE O MANJERICÃO?Sistema respiratório: tosse, catarro, dor de garganta, rouquidão, amigdalite.Sistema digestório: má-digestão, náusea, prisão de ventre, cólica, falta de apetite, gases, aftas, enxaqueca.Sistema nervoso: cansaço, falta de memória, ansiedade, insônia, inquietação.Ótima para picadas de insetos e cicatrizar feridas.As propriedades incluem ação antiespasmódica, digestiva, vermífuga, antibacteriana, adstringente, cicatrizante e anti-inflamatória.Efeito espiritual: limpeza, através …

Continue lendo »

Alecrim

alecrim

Alecrim: planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática, apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas. Nome em português: alecrim, alecrim-comum, rosmarino. Nome binomial: Rosmarini officinalis L. ; Nome inglês: rosemary; Nome francês: Romarin; Nome alemão: Rosmarin; Nome italiano: rosmarino. Família: Lamiaceae (Lamiáceas) Constituintes: Óleos essenciais (cineol, alfa-pinol, cânfora), ácido rosmarínico, ácido carnósico, …

Continue lendo »

Poesia de Clarice Lispector

vida3

“Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero. Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce, dificuldades para fazê-la forte, Tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz. As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o …

Continue lendo »

Posts mais antigos «

seo services