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Orisà Aganjú

Aganjú não é Sangò, mas seu culto é muito ligado ao dele. Vamos conhecer esse Orisà! Aganjú não é qualidade de Sangò, ele tem um culto a parte e tem suas próprias Qualidades/Caminhos.

QUALIDADES DE AGANJU: Dizem que cada um destes foi uma encarnação do Orisà, e que Sangò pode ter sido uma destas reencarnações:

* AGANJÚ AGARÍ: É o mais velho, dizem ter ajudado Ogun e os Funfun na criação do mundo, este é o filho de OROINÁ, que é o a alma que habita o fogo.

* AGANJÚ KINIGÜA: Foi ele quem criou as estrelas, é fundador da família dos orisà do fogo. Filho de Yemú e Oduduwa é o mais saudado na Nigéria.

* AGANJÚ SOLÁ: É filho de Ayaba Ibain, ela o pariu dentro de uma fogueira. É um Orisà vaidoso e festeiro, habita Savé e as terras de culto a Nanã.

* AGANJÚ ALAFIN: O mais novo, que nasceu filho de Ajaka após a morte de Sangò. Foi o Sexto Alafin de Oyó e dizem ser a reencarnação de Sangò Barú, chamado também de Sangò Aganju ou Obaganjú. Não importa a qualidade, Aganju so come com as Ayabas : Y’Obba Annaní, Oya Akará, Osun Ipondá, Yemoja Asesun, Naná Ibain.

ITAN: AGANJÚ SE APAIXONA POR YEMOJA Oduduwa é Yemú deram origem ha muitos deuses antes de Yemu gerar os Sete príncipes das capitais da Nigéria antiga. Antes disso de Yemú nasceram Ogun e Aganjú, isso ainda no tempo em que a terra não girava, era parada sob o sol. Um dia Yemú pediu que Aganjú viajasse até as terras de sua irmã para ver como ela estava. Aganjú ao ficar cara a cara com sua tia Yemoja ficou extasiado com a beleza dela, e ela tambem sentiu um forte sentimento por ele, foi amor a primeira vista. Aganjú pegou a mão dela e quis levá-la para longe, ele a levou para o Ile Orenya (Centro da terra) e ela aceitou ir, eles então estavam casados. Nesse momento o Ase quente de Aganju e o Frio de Yemoja geram o Ibu Aganá (eixo sobre que a Terra gira) e então o mundo começou a girar. Ao perceberem a grandesa do que tinham gerado eles agradeceram a Olodumaré pelo seu dom de ter mudado o mundo. Sozinhos no centro da terra eles começaram uma das mais belas aventuras de amor vividas no tempo dosde Orisas. Aganjú que nunca havia tido uma relação sexual antes, era virgem e sentiu-se surpreendido com a experiência do amor. Yemoja foi capaz de ensiná-lo o sentido pleno da palavra IFÉ (Amor ). Ao mesmo tempo Yemoja foi surpreendido por sua vitalidade e virilidade, como ele foi um bom aluno ele aprendeu rapidamente! A relação desses dois Orisa trouxe movimento da terra e com isso as quatro estações climáticas. O amor deles so trouxe benefícios para humanidade. Um dia Yemoja quis voltar para o seu rio, mas ela não poderia se separar de Aganjú. O jeito foi carrega-lo para o fundo do Rio Yemoja. Quando Alafin Sango passava pelo rio Yemoja ele dançava sobre as águas sem afundar, dizem que ele dançava em honra a Aganjú, que é ancestral de sua família, e ao dançar ele Cantava: Oba Nisa ore lo Oke Odô… Oberi Omó… Oba Nisa ore lo Oke Odô… Oba Ko so Ayo… (O Rei está dançando sobre as águas do rio, diante de seus filhos, essa é a vontade do rei que não morreu) O símbolo de Aganjú é seu machado de cobre, e esse símbolo ele compartilha com Sango. Tudo de Aganju é vermelho!

Já segundo a tradição de Oyó, Aganju é sobrinho de Sangò e filho de Dadá Ajaká, alafim deposto pelo irmão. Quando Sangò caiu, Dadá Ajaká voltou à Oyó e reassumiu como o quarto alafim de Oyó. Após sua morte, o trono foi herdado por Aganju, quinto alafim de Oyó e neto de Oraniã. Nos mitos, Aganju é às vezes tratado como uma divindade primordial, associado à terra (em oposição à água) e às montanhas e vulcões.

Kabiecile!

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