«

»

Fórum Permanente de Educação e Saúde Popular da Paraíba

Aconteceu no dia 02 de fevereiro de 2013, no Centro de Cultura Afro-brasileiro Ilê Axé Omidewá, o 4º Encontro do Fórum Permanente de Educação e Saúde Popular da Paraíba – “Os caminhos do SUS na Paraíba”. Com a participação do Movimento Social, Estudantes universitários (extensão da UFPB e algumas universidades particulares), representantes de Secretarias do Governo, Núcleo de Bioética da UFPB, Comunidade Nossa Senhora de Nazaré (Igreja Católica), entre outros.

Tivemos várias falas quando foram discutidos os atuais movimentos em torno do SUS, como a privatização de alguns setores deste. Também foram abordados temas como: a conquista do SUS, a privatização dos hospitais universitários, do hospital de trauma, os pontos positivos e negativos da terceirização destes setores.

Em seu 4º encontro, o Fórum é organizado pelo Programa de Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Paraíba (PROGEPS/UFPB), em parceria com o Movimento Popular de Saúde da Paraíba (MOPS/PB), Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa através do NAGEP o Centro Formador de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba (Cefor/PB) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética NEPB/CCS/UFPB.

O Fórum Permanente de Educação e Saúde Popular da Paraíba é um espaço aberto a movimentos populares, gestão pública, estudantes, professores e todos que têm interesse no fortalecimento da Educação Popular na constituição de novos horizontes para o cuidado, a gestão, a formação e a participação popular em saúde.

Vale salientar que a política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde (PNEPS – SUS) é um resultado do processo de mobilização de Educação Popular e das práticas populares de saúde do país. Somente foi possível após um dialogo coletivo com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, o qual vem acolhendo grande parte das iniciativas de Educação popular em saúde no Governo Federal.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services