«

»

jul
27

Colhendo Saberes: Igi Orógbó

Orógbó = Sem nome em português

Reino Plantae, Divisão Magnoliophyta, Classe Magnoliopsida, Ordem Malpighiales, Família Clusiaceae (antiga Gutiferae), Gênero Garcinia, Espécie kola. Nome Científico: Garcinia kola.

O igi Orógbó possui uma semente de mesmo nome, fruto preferido do Òrìsà Sàngó que representa as pedras de raio em sua culto, e também é citado como os Olhos de Sàngó. É utilizado também no culto aos ancestrais representando a descendência.

Orógbó, é portanto relacionado a vida e a morte, sendo oferendada aos espíritos dos mortos e utilizada em rituais iniciáticos e entre outros como estimulante da vida pois propicia saúde e vigor.

O Orógbó também é ofertado a Esú, lyàmi-Òsòróngà, Ogúo, Òbàlúwàiyé, Oyà, Òmólú, lyémowo-Iyémònjá e Òòrisànlà-Òbátálà só recebem oferta de Orógbó sem a casca exibindo sua parte branca.

“Orógbó envia sonhos para que os filhos dos ancestrais possam encontrar-se com quem está separado. Orógbó ensina os filhos a fazerem uso do ato de pedir perdão para que fiquem ricos e saudáveis. Orógbó ensina a ser purificado, purificado e amadurecido. Ensina a ser purificado, para suplicar abundância e plenitude. Com o poder de Olódùmarè, tanto o vivo quanto o morto sempre ganha”

Na imagem (Fotografia de Ronny Nascimento), podemos observar nossa Ìyálòrìsà Lúcia de Omidewá, em frente do exemplar do igi orógbó plantado em nosso Ilé Àsè no ano de 2010 através do plantio de sementes.

Material produzido a partir do projeto “Flora Omidewá – Colhendo saberes”, sob Coordenação Geral de Lúcia de Omidewá, Direção de Produção de Sidney Ruffino e Consultoria Técnica de Juliane Alves.

Fonte Bibliográfica: SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Graziela Domini Peixoto. O que as folhas cantam (para quem canta folhas). Brasília: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI), 2014.

Portal meu Orixá: https://meuorixa.wordpress.com/2013/08/03/orogbo/

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services