«

»

Mulheres de Axé

Fotos: Divulgação

No último dia 21, Mãe Lúcia foi a representante da Paraíba no 1° Encontro das Mulheres do Axé, evento nacional realizado pela Rede de Religiões Afro-brasileiras e Saúde em São Luís, no Maranhão.
Mulheres de axé de todo o país estiveram presentes no evento. O encontro teve como objetivo apresentar as contribuições das lideranças femininas de terreiros de religiões de matriz africana no cenário nacional e aprofundar as discussões sobre a importância de políticas públicas que contemplem as mulheres da tradição religiosa afro-brasileira.

Durante a programação do evento, Mãe Lúcia visitou o babalorixá Euclides Talabyan, da casa Fanti-Ashanti (foto 4) e ministrou uma palestra sobre “As iniciativas sociais dos terreiros liderados por mulheres”, ao lado de Mãe Nalva, de Belém e Mãe Neide, de Maceió, ambas filhas de Oxum.

O evento serviu para fortalecer o trabalho social das mulheres de Axé do país. Todas saíram com muitas propostas e fortalecidas para dar continuidade aos trabalhos nos terreiros. Para Mãe Lúcia, a participação da Paraíba foi muito importante no evento.

“Foi importante a Paraíba ter participado de um evento de porte nacional. Agora vamos trazer ainda mais ações para o nosso Estado, e pretendo também buscar cada vez mais a participação da população feminina de terreiro, para que as mulheres estejam cada vez mais empenhadas. O ogã Marmo está de parabéns, foi um dos maiores eventos da Rede”, declarou Mãe Lúcia.

O 1° Encontro das Mulheres do Axé foi realizado em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services