«

»

mar
01

OS PRÍNCIPES DO DESTINO – PARTE XII

DECIMA PRIMEIRA REUNIÃO

O adivinho que prendeu treze ladrões com um grão de milho 

 

Entre as muitas historias que na decima primeira reunião povoaram a imaginação dos principes do destino, contou Ouorim, auxiliando por Ejiologbom, que é um adivinho de nome Odoguiá foi chamado para solucionar um roubo misterioso. Uma quadrilha tinha invadido a casa de um homem rico e, sem que ninguém visse ou ouvisse nada, roubaram todos os seus mais preciosos bens.

Odoguiá disse que daria a lista completa dos ladroes e que não precisava de tempo maior que trinta dias para completar necessária investigação. Odoguiá passou o primeiro dia na casa roubada e mandou pôr uma caneca de lata no batente da janela que dava de frente para a rua. Ao entardecer do primeiro dia, depois de andar pra la e pra cá  jogou um grão de milho na caneca de lata. todo mundo escutou o barulho de milho na lata. Então ele disse: “Já tenho um”. No segundo dia, quando havia luz do sol, esquadrinhou a casa toda, inquiriu moradores e vizinhos e, de noite, fazendo muito estardalhaço, jogou o grão de milho na caneca. Disse: “Já tenho dois”. No terceiro dia a mesma coisa, no quarto também.

Numa cidade pequena, todo mundo sabe o que acontece e todo mundo quer sempre estar a par de tudo. Começou a juntar gente para ver os movimentos do adivinho. Só se falava disso na cidade. Os ladroes começaram a ficar tao preocupados  que, disfarçados também vinham apreciar a cena. Cada dia o adivinho Odoguiá mostrava a maior segurança. Já não cabia em si de alegria quando, no decimo dia, jogou o milho na caneca de lata e disse: “Já tenho dez”. Os ladroes, que eram treze já não se aguentavam de nervosos. Todos na cidade comentavam que Odoguiá já tinha dez dos nomes dos ladroes. Na noite anterior ele havia dito: “Já tenho dez”.

Então, faltavam só três, calculavam os ladroes entre si. Quando o adivinho soubesse o nome dos treze, certamente os entregaria ao rei. A quadrilha já não suportava mais a tensão massacrante que se acumulava a cada lance de milho na caneca de lata. No decimo primeiro dia os ladroes se entregaram a Odoguiá. Disseram que devolveriam tudo que tinha sido roubado e pediram a Odoguiá que intercedesse por eles junto ao rei. Odoguiá concordou. Os bens foram devolvidos e os ladroes foram punidos com uma pena leve. Uma parte dos bens recuperados foi dada a Odoguiá e sua fama de adivinho nunca mais parou de crescer.

______________________________________________________________________________________________________

A continuar…

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services