«

»

II Encontro Nacional Mulheres de Axé

A partir de amanhã, mães de santo de todo o país se reunirão durante dois dias na praia de Tambaú, em João Pessoa, para debater sobre saúde pública, políticas para as mulheres e religiosidade. A segunda edição do Encontro Nacional Mulheres de Axé traz à Paraíba a discussão a respeito da inclusão das mulheres de terreiro nas conferências de saúde e políticas públicas para mulheres. Também serão discutidas as questões de meio ambiente, grande bandeira defendida pelas religiões afro-brasileiras.

Político, porém suprapartidário, o encontro pretende atrair a atenção da população e ampliar a discussão acerca dos problemas enfrentados pelas mulheres de terreiro, que também afetam outras minorias em todo o país. Para Mãe Lúcia de Oxum, uma das organizadoras do evento, a realização na Paraíba elevará a política social para as mulheres a um novo patamar. “O povo de terreiro continua marginalizado na sociedade, esse evento vai ajudar a dar visibilidade e fortalecer a luta que cresce a cada dia em todo no Brasil”, destacou a mãe de santo.

O encontro acontecerá no auditório do Centro Turístico de Tambaú e será aberto ao público. Tem realização da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e do Centro de Cultura Afro-brasileira Ilê Axé Omidewá e conta com o apoio do Ministério da Saúde (SEGEP e Departamento de DST-Aids e Hepatites Virais), Fundação Cultural Palmares (Ministério da Cultura), Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura Municipal de João Pessoa, secretaria estadual da Mulher e da Diversidade Humana e Casa Civil do Estado da Paraíba.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de junho de 2011 (sexta-feira)

08h – Mesa de Abertura

09h – Mulheres e Racismo: revisitando as desigualdades de gênero e raça – Jurema Werneck, presidente do Conselho de Saúde da Mulher (RJ)

11h – Direitos Sexuais e Reprodutivos – Fernanda Lopes – UNFPA

12h – Almoço

14h – O processo de feminização da epidemia de HIV/Aids no Brasil- Damiana Bernardo de Oliveira – Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

15h – Mulheres de Axé e as ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes – Mãe Nilce de Iansã (RJ)

16h – Programação cultural

Dia 18 de junho de 2011 (sábado)

08h – Meio ambiente, saúde e qualidade de vida – Mãe Lúcia de Oxum (PB)

09h – A participação das mulheres de terreiros na 14º Conferência Nacional de Saúde e na Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres – SEGEP – Ekédi Vera Baroni (PE)

12h – Almoço

14h – Por uma agenda de ações a nível nacional para as mulheres de axé – Mãe Ofá (SP) e Mãe Jane de Iansã (PE)

16h – Encerramento e programação cultural

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services