«

»

fev
06

Orisà IKÚ

 

ORISÁ IKÚ

Ikú é um Orisa de extrema importância, IKÚ é a MORTE.

Quando Odu Oyekú Mejí chegou a Terra, a morte ainda não existia. Orisá Ikú (morte) nasce nesse caminho para cumprir sua função no Aye, ele vem para por o fim na vida, o Opirá é momento derradeiro. Mas Ikú antigamente só levava a morte os que Olodumare ordenava, mas depois de um fato em sua existência, Iku se tornou Cruel e odioso. O Odú Oyekú Méji conta porque a morte passou a ser cruel como os humanos:

Ikú era o Orisa do Fim, e só fazia o que Olodumare ordenava. Por um engano, uma injustiça a mãe de Ikú foi espancada e morta na praça do mercado de Ejìgbòmekùn. Ikú ouviu e gritou alto, enfurecido! Assassinaram a mãe de Ikú! Iku fez do elefante a esposa de seu cavalo. Iku fez do búfalo sua corda. Ikú fez do escorpião o seu esporão bem firme pronto para a luta. Ikú batalhou contra os humanos e matava quantos podia e matava sem piedade, mas uma vez perdeu a luta. Ikú foi subjulgado, e seus inimigos o obrigaram a comer tudo o que era proibido comer, segundo o conceito do èwò. Os inimigos de Ikú foram a sua casa e chamaram Olójòngbòdú, a mulher de Ikú. Olójòngbòdú foi chamada cedo, pela manhã e os inimigos perguntaram o que seu marido não podia comer, o que ele tinha como èwò. Ela disse que Ikú, seu marido, não podia comer ratos. Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse ratos? Ela disse que as mãos de Ikú tremeriam sem parar. Ela disse que Ikú, seu marido, não podia comer peixe. Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse o peixe? Ela disse que os pés de Ikú tremeriam sem parar. Ela disse que Ikú, seu marido, não podia comer ovo de pata. Eles perguntaram o que aconteceria se ele comesse ovo de pata? Ela disse que Ikú vomitaria sem parar. Os inimigos de Ikú o obrigaram a comer todos os alimentos proibidos, isso o enfraqueceu e o impediu de matar sem qualquer critério, ou seja, a Morte foi subjulgada apenas depois que seus inimigos conseguiram que ele comesse o que era proibido comer. Ikú nao deixou de ter Ódio pelos humanos, e passou a comandar aos Ajogún ou guerreiros do mal: Aro, Ofo, Ejó, Egba, Fifitiwó, Akobá, entre outros. Ikú passou por grandes tristezas. Ikú e apaziguado, mas não é iniciado. Ikú é intimamente ligado a Nanã, Obaluaye, Ogun e Oya, também a Egun e a Iyamí. Ikú se veste de preto. Ikú é um Orisa que deve ser respeitado, pois todos o encontraremos um dia.

Asé!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services