«

»

jul
10

ENTREVISTA DE MÃE LÚCIA AO JORNAL “NEGRA VOZ”

 

Será publicada ainda este mês de Julho no jornal “Negra Voz” uma entrevista feita a nossa mãe Lúcia de Omidewá, falando suas impressões sobre o dia 25 de Julho quando comemora-se desde 1992 o “Dia internacional da mulher negra Latino-americana e Caribenha”. Temos a honra de ler em primeira mão a opinião  de uma mulher ativista e defensora dos direitos feministas e femininos, segue abaixo toda a expressão de uma pessoa que sabe o que é ser mulher nesse mundo POR ENQUANTO machista.

O que representa o dia 25 de Julho (DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA)  e se há o que comemorar.

É um marco para nós mulheres afro-descendentes, de muito significado, pois deu visibilidade a este segmento no mundo todo. Os avanços existem, mas precisamos conquistar muito mais, enfrentando o sexismo e a discriminação racial especialmente. Esta data se torna importante para o nosso fortalecimento como mulheres negras, há pouco a se comemorar ainda, mas creio que com nossa persistência iremos avançar nas políticas voltadas para nosso gênero.

Estamos num momento ímpar onde quase todas as mulheres negras estão acordando para seus valores, é de suma importância à participação da juventude na atual conjuntura. Infelizmente só a partir de 1992 foi criado este dia pela ONU, onde se juntaram mulheres do mundo inteiro para lutar por sua suas causas e sendo um movimento jovem os avanços são poucos. Volto a falar sobre a importância do movimento de mulheres jovens negras para agregar as forças e continuar a chamar atenção para um mundo de igualdades raciais.

Meu desejo para esta luta é que consigamos avançar cada dia mais a partir do nosso reconhecimento, pois temos os dois pés dentro da historia e religiosidade da nossa raça, precisamos fomentar este conhecimento repassando aos mais jovens, ajudando-os a primeiramente se valorizarem para requerer seu valor no mundo lá fora.

Por: Andréa Gisele

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services