«

»

VOCÊ SABE O QUE É CONTRA EGUM?

Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos nossos preceitos. Mas, o que é contra egum?

É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo. Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa. Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem o s está usando.

Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.

Nas pernas usamos o chaorô (SAORÓ)  que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.

SE POR VENTURA VOCÊ ESTIVER USANDO CONTRA-EGUN, NÃO SE ENVERGONHE , AO CONTRÁRIO, TENHA ORGULHO DO MESMO, POIS PERTENCE A UMA RELIGIÃO MUITO MAIS ANTIGA QUE O CRISTIANISMO!

FONTE: Desconhecida

21 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. F.M disse:

    Olá, estou usando nos dois braços, pois estou fazendo minha iniciação, e assim preciso de toda proteção possivel.

    Obrigado pelo esclarecimento.

  2. Talita disse:

    O meu contra egum coça muito isso é normal

    1. Aláwnrè disse:

      isso eh normal, coçar ou até mesmo senti-lo apertando os braços.
      isso ocorre pelo fato de tomarmos banho e ele secar no nosso corpo, nisso a palha irrita a pele. ja pelo caso de apertar uns dizem que é alguma carga negativa ou pensamentos indevidos, eu não descarto a hipótese, mas acredito msm que é pelo fato da palha inchar qnd molhada e ir apertando o braço. axé

  3. k disse:

    quando arrebenta oque fazer ?

    1. Dandara de Oxossi disse:

      Quando arrebenta é sinal de que algum mal direcionado a você foi bloqueado pelo contraegum, o que deve fazer é ter cautela ate que outro seja feito para vc. Axé oh

  4. Iansa disse:

    O que acontece quando a pessoa usa um contra egun, e ingeri bebida alcoólica. Alguém pode responder???

    1. joao carlos soares disse:

      Jogou fora toda a limpeza que foi feita. Exemplo se vc passou um ebó e está de preceito e durante o 3 dia ou o ultimo dia do preceito, vc ingere bebida alcoólica, vc acabou de quebrar o preceito e jogou fora tufo que vc fez.

  5. Adelia disse:

    O que fazer com o contra egum quando ele soltou da perna…como me desfaço dele? Onde devo jogar?

  6. Priscila silva disse:

    Nao tenho santo feito mas sou rodante quando colocar o contra egum e verdade que recebe o santo?
    Obg e axe oh a todos que poderem me informa

    1. Yanca disse:

      Não, quando você usa um contra egum afasta qualquer espírito desesncarnado, o encantado/entidade e um espírito desencarnado. Se você usa você não incorpora nem um…

    2. Roberta disse:

      Estou usando um contra Egum apenas para proteção, mas não sou da religião.. tem algum problema em fazer sexo ou tomar bebida alcoólicas? Obs. Ganhei como proteção.

  7. CLOVIS BOVOLATO JUNIOR disse:

    Eu decidi usar todos os dias o contra egun, tiro para tomar banho, dormir e praticar sexo, nunca pensei na bebida, afinal em bares tem muitos carregos, existe alguma restrição neste caso?

  8. Fabiana Silva Lima disse:

    Estou com energias negativas ,uma sombra de morto ,devo usae o contra Egum?

  9. LUIZ CAVALCANTE disse:

    Aconteceu comigo e minha mãe de santo pediu para passar banha de ori

  10. Elenice disse:

    Olá bom dia….eu tenho um contra Egum de 3 búzios eles quando chega alguém pesado ele sai e o cortado fica todo desfiada e uns do búzios sai e outro q nem Isa sai o búzio pq essa parte ninguém explica ,a quando solto e coloco d volta….pq tem fila de espírito as trás d mim e olha que já fiz d tudo o contra Egum foi a única coisa quarto um póuco…e se ficar feio o contra Egum aonde descarregar pq tá muito feio …desculpa sou d umbanda…só eu que nasci como. Esses preços das q não entendia e agora tô quase pq nas casa q fui com minha mãe só cobrava e não fazia nada minha mãe e umbanda eu acha errado Ogum xoroqie foi ele que mandou Isa pq os terreiro q fui….só Jesus desculpa…e obrigada elenicecunha@hotmail.com se poder me responder seria grata muita grata pq só os preto velho q me ajuda na casa da minha mãe…e outra fiquei com medo das casas de canomble….eles querem fazer etido sozinho e não explica…aí fiquei mais confusa por isso que tô na casa d umbanda d minha mãe…pelo menos eles sempre dão um jeito….obriga pela atenção….

  11. Yonã disse:

    Eu smp tive orientação de que quando um contra egum arrebenta se joga em um rio corrente

  12. Cleide Aparecida disse:

    Esqueci que estava com o contra egum e bebi bebida alcolica… o que devo fazer?

  13. Daniela disse:

    Eu não fui iniciada, porém trabalho em penitenciária. Estava muito, mas muito carregada. Estou passando por um processo de descarrego. Uma entidade me instruiu a utilizar o contra egum. Posso utilizar mesmo não sendo iniciada?

  14. Marco disse:

    Atotô Obaluaê

  15. Raissa disse:

    Eu estava usando contra egum e usei droga o que devo fazer ?

  16. Ana disse:

    So deve ser usado quando solicitado pelo santo? Ou podemos usar mesmo sem a pratica a religião cortanto o necessário tipo o sexo, e as drogas.
    E por quanto tempo?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services