«

»

VOCÊ SABE O QUE É CONTRA EGUM?

Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos nossos preceitos. Mas, o que é contra egum?

É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo. Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa. Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem o s está usando.

Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.

Nas pernas usamos o OPACHORÔ que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.

SE POR VENTURA VOCÊ ESTIVER USANDO CONTRA-EGUN, NÃO SE ENVERGONHE , AO CONTRÁRIO, TENHA ORGULHO DO MESMO, POIS PERTENCE A UMA RELIGIÃO MUITO MAIS ANTIGA QUE O CRISTIANISMO!

8 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. F.M disse:

    Olá, estou usando nos dois braços, pois estou fazendo minha iniciação, e assim preciso de toda proteção possivel.

    Obrigado pelo esclarecimento.

  2. sara disse:

    eu gostaria de saber qual o significado do contra-egum com 7 búzios. E quais são os orixás de cada búzios,e o de 1 búzio.
    Se puder esclarecer minhas dúvidas eu desde já agradeço pela sua atenção.

  3. Fábio Cortinolle do Amaral disse:

    Eu gostaria de saber sobre o contra Egum de 3 búzios, isso m seduz sou umbandista e fui comprar o banho d 7 ervas e m encantei com o d 3 búzios e comprei, como faço pra poder usar, obrigado

  4. Joelma disse:

    Estou usando um com um búzio e ele caiu o a UE devo fazer? Retiro. ? E o búzio que caiu

  5. Paulinho Colares disse:

    eu uso meu contra egum no tornozelo

  6. Antonio Carlos Faria disse:

    Olá Bom dia!
    Lendo o artigo acima sobre contra-eguns, fiquei muito inclinado a escrever esta mensagem. Estou passando um momento muito difícil na minha vida. Muitas atribulações e mudanças. Recentemente tive uma experiência não muito agradável com pessoas que amo, por conta de acharem que estou com Egun. Essas pessoas fizeram suas prevenções, banhos, contra éguns e até se afastaram um pouco de mim! Estou frequentando uma casa se umbanda que não quer me dar essas proteções. Mas o problema é que me sinto desprotegido! Gostaria muito que me orientasse o que fazer??? Moro aki em São Paulo na lapa e, já perguntei em todos lugares sobre essas proteções e ninguém, ninguém mesmo me ajuda!
    Espero que esse nada seja mais um e-mail sem resposta. Estou desesperado é preciso saber o que fazer! Sei que não é sair comprando um contra eguns e colocar no braço. Por isso estou enviando essa mensagem. Agradeço muito qualquer orientação! Gratidão sempre!!
    Axé

    1. Andrade disse:

      Templo ogum beira mar- Vila Yara
      Indico
      Super perto da lapa, pesquisa no google
      Última gira sera agora neste sábado!

  7. beatriz disse:

    ola, gostaria de saber quais os tipos de punição e dada pelos orixás quando um de seus filhos bebe usando um contra egum?
    de que maneira o filho e cobrado?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

seo services