«

»

VOCÊ SABE O QUE É CONTRA EGUM?

Dentro de todos os rituais do candomblé ele está presente e sua importância é imensa nos nossos preceitos. Mas, o que é contra egum?

É um utilitário trançado a partir da palha da costa. Sua confecção se dá com o corpo limpo das impurezas da carne e com rezas de santo feitas durante todo o tempo em que se está confeccionando o mesmo. Também existe a reza para se colocar o contra egum e para retirá-lo da pessoa. Segundo os mais antigos, ele pertence a Obaluayê e serve para afastar espíritos desencarnados da pessoa que está passando pela obrigação. É de grande significado, pois com suas rezas e posteriormente com sua imantação através de determinados banhos, ele não permite de forma alguma que espíritos de mortos se aproximem de quem o s está usando.

Devemos utilizar os contra eguns mesmo depois de nossos preceitos cumpridos e, sempre que formos a algum hospital, cemitério, delegacias, ou mesmo visitarmos um doente crítico. Dentro de hospitais os utilizamos por ser esse local, um verdadeiro “paraíso” dos mortos, no cemitério dado a ser o local de descanso para nossos entes queridos, e em delegacias e presídios por serem locais infestados de energias negativas.

Algumas pessoas alegam que contra egum pode ser utilizado nos braços, nas pernas ou na cintura, mas isso é um erro. O contra egum somente é utilizado nos braços, o que se usa nas pernas tem outro nome, assim como o que se usa na cintura.

Nas pernas usamos o chaorô (SAORÓ)  que também pertence a Obaluayê e nesse utiliza-se um guizo preso, pois seu barulho espanta os eguns. Já na cintura usa-se o cordão umbilical que representa a ligação direta do iniciado com seu Orixá.

Sempre que tivermos utilizando contra egum, estamos impossibilitados de praticarmos sexo e de consumirmos bebidas alcoólicas, pois, que nessa fase, nosso Orixá está diretamente ligado a nós e como sabemos, essas coisas lhes são completamente estranhas.

SE POR VENTURA VOCÊ ESTIVER USANDO CONTRA-EGUN, NÃO SE ENVERGONHE , AO CONTRÁRIO, TENHA ORGULHO DO MESMO, POIS PERTENCE A UMA RELIGIÃO MUITO MAIS ANTIGA QUE O CRISTIANISMO!

FONTE: Desconhecida

19 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. F.M disse:

    Olá, estou usando nos dois braços, pois estou fazendo minha iniciação, e assim preciso de toda proteção possivel.

    Obrigado pelo esclarecimento.

  2. Talita disse:

    O meu contra egum coça muito isso é normal

    1. Aláwnrè disse:

      isso eh normal, coçar ou até mesmo senti-lo apertando os braços.
      isso ocorre pelo fato de tomarmos banho e ele secar no nosso corpo, nisso a palha irrita a pele. ja pelo caso de apertar uns dizem que é alguma carga negativa ou pensamentos indevidos, eu não descarto a hipótese, mas acredito msm que é pelo fato da palha inchar qnd molhada e ir apertando o braço. axé

  3. k disse:

    quando arrebenta oque fazer ?

    1. Dandara de Oxossi disse:

      Quando arrebenta é sinal de que algum mal direcionado a você foi bloqueado pelo contraegum, o que deve fazer é ter cautela ate que outro seja feito para vc. Axé oh

  4. Iansa disse:

    O que acontece quando a pessoa usa um contra egun, e ingeri bebida alcoólica. Alguém pode responder???

    1. joao carlos soares disse:

      Jogou fora toda a limpeza que foi feita. Exemplo se vc passou um ebó e está de preceito e durante o 3 dia ou o ultimo dia do preceito, vc ingere bebida alcoólica, vc acabou de quebrar o preceito e jogou fora tufo que vc fez.

  5. Adelia disse:

    O que fazer com o contra egum quando ele soltou da perna…como me desfaço dele? Onde devo jogar?

  6. Priscila silva disse:

    Nao tenho santo feito mas sou rodante quando colocar o contra egum e verdade que recebe o santo?
    Obg e axe oh a todos que poderem me informa

    1. Yanca disse:

      Não, quando você usa um contra egum afasta qualquer espírito desesncarnado, o encantado/entidade e um espírito desencarnado. Se você usa você não incorpora nem um…

  7. CLOVIS BOVOLATO JUNIOR disse:

    Eu decidi usar todos os dias o contra egun, tiro para tomar banho, dormir e praticar sexo, nunca pensei na bebida, afinal em bares tem muitos carregos, existe alguma restrição neste caso?

  8. Fabiana Silva Lima disse:

    Estou com energias negativas ,uma sombra de morto ,devo usae o contra Egum?

  9. LUIZ CAVALCANTE disse:

    Aconteceu comigo e minha mãe de santo pediu para passar banha de ori

  10. Elenice disse:

    Olá bom dia….eu tenho um contra Egum de 3 búzios eles quando chega alguém pesado ele sai e o cortado fica todo desfiada e uns do búzios sai e outro q nem Isa sai o búzio pq essa parte ninguém explica ,a quando solto e coloco d volta….pq tem fila de espírito as trás d mim e olha que já fiz d tudo o contra Egum foi a única coisa quarto um póuco…e se ficar feio o contra Egum aonde descarregar pq tá muito feio …desculpa sou d umbanda…só eu que nasci como. Esses preços das q não entendia e agora tô quase pq nas casa q fui com minha mãe só cobrava e não fazia nada minha mãe e umbanda eu acha errado Ogum xoroqie foi ele que mandou Isa pq os terreiro q fui….só Jesus desculpa…e obrigada elenicecunha@hotmail.com se poder me responder seria grata muita grata pq só os preto velho q me ajuda na casa da minha mãe…e outra fiquei com medo das casas de canomble….eles querem fazer etido sozinho e não explica…aí fiquei mais confusa por isso que tô na casa d umbanda d minha mãe…pelo menos eles sempre dão um jeito….obriga pela atenção….

  11. Yonã disse:

    Eu smp tive orientação de que quando um contra egum arrebenta se joga em um rio corrente

  12. Cleide Aparecida disse:

    Esqueci que estava com o contra egum e bebi bebida alcolica… o que devo fazer?

  13. Daniela disse:

    Eu não fui iniciada, porém trabalho em penitenciária. Estava muito, mas muito carregada. Estou passando por um processo de descarrego. Uma entidade me instruiu a utilizar o contra egum. Posso utilizar mesmo não sendo iniciada?

  14. Marco disse:

    Atotô Obaluaê

  15. Raissa disse:

    Eu estava usando contra egum e usei droga o que devo fazer ?

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

seo services