Dankó veio logo após o casal Obatalá e Yemowo (Yemu), veio encabeçando os demais orixás funfun, juntamente de seu irmão Akafojiyan e ambos passaram a habitar o bambuzal branco. Junto com eles vieram Ogiyan, Olufon, Osafuru, Baba Ajala, Olufande, Ikere e os demais funfun. Lembrando que todos eles passaram por Olooke, o grande Orixa da montanha, que foi o primeiro elo entre Orun e Aiyê.
Orisá de grande poder e muito necessário para nosso convívio neste sistema, pois é o responsável por transformar as impurezas da terra em energia positiva. O bambu amarelo ou branco o representa e é por este arbusto que Danko realiza sua tarefa, absorvendo por suas raízes e emanando por suas longas hastes. É por este arbusto que Eegun, os ancestrais masculinos, podem entrar e sair de sua morada, dizem que a casa subterrânea e inalcançável dos mortos fica logo abaixo das raízes de Danko, pois atribuímos este mesmo nome ao bambuzal. Este Orisá é ligado a Oya e Osumare.
Nenhum comentário ainda
3 menções
jonas de moraes disse:
maio 1, 2018 em 10:28 pm (UTC 0)
Olá tudo bem? sou ebomi de Ayrá há 25 anos, tenho um bambuzal e gostaria de saber qual a comida preferida de Dankó, outro dia coloquei EBÔ, pode ser? se ele é funfum, gostaria dessa ajuda, a minha abenção a vocês.
babá ofá disse:
abril 12, 2020 em 1:57 pm (UTC 0)
Acaçá de inhame, canjicas tudo com mel. Se for bichos, guiné branco, galo branco de esporão grande e cabrito novo branco de chifre virado.
Tata inkisse lingeleçi disse:
junho 13, 2020 em 12:51 am (UTC 0)
Boa noite MOTUMBÁ .por si tratar de dankó pode si limentar de td fun fum .tapioca devido ser raiz e por isso deve dar a dankó uma papa posta de tapioca